Musicalização infantil – A importância da musica na educação infantil

 .

Musicalização infantil – Entenda A importância da musica na educação infantil

 

O poder da musicalização infantil no aprendizado e sociabilização.

 

Musicalização infantil - A importância da musica na educação infantil

 

A música é uma forma de arte, através dela somos transportados para outro plano ou voltamos a algumas situações do passado. A música aguça a audição e possibilita lembranças, além de contribuir para o aprendizado. Quantas vezes não nos pegamos refletindo sobre determinada letra que estabelece conexões com outras coisas ampliando nosso poder de imersão e conhecimento? E o que dizer daquelas pessoas que necessitam ouvir música para se concentrar no trabalho ou se acalmar? A música existe tanto para animar uma festa quanto para dar o tom a determinado ambiente. Ela não precisa extrapolar os altos falantes para ser ouvida de fato, um simples murmurar, um som ambiente já contagia um recinto e faz com que quem estiver próximo pare para apreciar ou ao menos esboçar uma opinião sobre as notas, entonação, letra, ritmo etc.

 

Que a música tem um forte poder de aflorar sensações a maioria das pessoas já sabem agora, existe um campo em específico que vem ganhando cada vez mais espaço: é o da música no ensino, como método pedagógico de aprendizado infantil. As qualidades atreladas à sensibilidade musical referem-se à concentração, socialização, coordenação motora, estética, expressividade, acuidade auditiva, aumento do raciocínio e funcionamento do cérebro, disciplina, equilíbrio e respeito mútuo. Dessa maneira, a musicalização infantil é uma maneira de acostumar uma criança desde cedo com a prática de ouvir e fazer música. Mesmo que algumas delas não tenham a aptidão e nem desenvolvam a prática de tocar algum instrumento ou a afinação para cantar, o simples contato com esse fenômeno desde cedo irá contribuir para sua formação pessoal e social.

 

 

o-poder-de-musicalizar-capa

Conheça O Poder de Musicalizar e Transformar!

 

Clique Aqui Para Saber Mais

 

 

 

 

 

O objetivo da musicalização infantil nada mais é do que tornar uma pessoa sensível e receptiva à sonoridade, aflorando uma criatividade interna e trazendo uma visão de mundo mais clara. Através da atividade intuitiva, é possível criar um estado mental favorável para a recepção da sonoridade e com predisposição para absorção de conhecimentos musicais. A disseminação e cultura musical já se inicia desde o nascimento. É importante oferecer ferramentas à criança para que ela se ambiente com os sons desde o seu nascimento. Colocar uns discos com música clássica ou outras músicas do gosto dos pais tanto acalmam a criança quanto estimulam algum dom ou a capacidade lógica da mesma. O mesmo se diz de instrumentos ao vivo, contato com discos e gravuras. Outra experiência importantíssima é quando o pai, mãe ou professor canta com a criança. Nesta fase de descoberta este contato físico e auditivo é indispensável.

 

Na pré-escola e escola esse contato deve ser aprimorado, porém ainda não é o momento do aprendizado musical se tornar técnico em contato com instrumentos. Apenas a musicalização deve estar presente nas brincadeiras e outros aspectos cognitivos. Esta fase de colocar em prática deve aparecer apenas em uma segunda etapa, após alguns anos de amadurecimento teórico musical. Este campo está tão em voga atualmente que se oferecem cursos específicos para crianças adentrarem nesse universo o quanto antes, estes alunos são separados por idade e nível de musicalidade. Não existem provas e notas de desempenho apenas um contato com a música direcionado por especialistas que trará benefícios imediatos e, principalmente, a longo prazo para a formação do indivíduo.

 

musica na educação infantil

Benefícios trazidos pela musicalização infantil

 

Além de apurar as percepções sensíveis e individuais, o contato com a musicalidade pode trazer outros ganhos. Separamos, logo abaixo, alguns deles:

 

Foco

 

Pode parecer estranho falar em foco quando imaginamos os pequenos dançando e se divertindo aos montes com uma música ligada no mais alto som. Conforme se educam musicalmente, porém, eles tendem a parar o que estão fazendo para se dedicar a sentir o som. Aos poucos, isso se estenderá para outras atividades e é aí que a magia acontece, porque se tornarão mais centrados.

 

Criatividade

 

Ao melhorar o raciocínio e a concentração, fica evidente que a sonoridade pode deixar os pequeninos mais criativos, porque eles direcionarão o pensamento produtivo para criar novas coisas.

 

Raciocinar melhor também deixa o terreno fértil para que se sintam mais livres: eles vão ousar e explorar campos até então ocultos de suas capacidades criativas.

 

Bagagem cultural

 

Como um produto artístico tem suas bases alinhadas a determinadas culturas, lidar com diferentes elementos também se mostra como um belo atrativo. Escutar a música erudita produzida na Itália dos anos 30 e depois ouvir um disco dos Beatles certamente causará um espanto positivo nos alunos.

 

De uma forma íntima e natural, eles entenderão que ambas as coisas são trabalhos musicais associados a contextos muito distintos. E, apesar das distâncias entre uma coisa e outra, compreenderão que é possível cultivar o apreço por ambas as obras e que elas coexistem no mundo, assim como as outras diferenças.

 

Desta maneira, surge o respeito do jovem por um gosto que não é igual ao seu.

 

Leitura e memória

 

Segundo a pesquisadora Nina Kraus, da Northwestern University, a audição faz com que os jovens leiam melhor.

 

Em uma pesquisa de mais de duas décadas, ela chegou à conclusão de que escutar músicas e prestar atenção aos timbres e tons melhora o desempenho acadêmico e ainda ajuda na memorização.

 

Desenvolvimento linguístico

 

Quando cantamos algo, a tendência é criar um laço com as palavras que estão presentes na letra.

 

O mesmo vale para os pequenos — se estiverem em fase de alfabetização, melhor ainda. Eles desenvolverão a habilidade de pronunciar fonemas e memorizar as divisões silábicas por conta dos ritmos.

 

Expressão corporal

 

Os estímulos recebidos por meio dos sons e do ritmo de cada canção leva a criançada a se soltar e dançar bastante. O gesto contribui imensamente para que o corpo forme um repertório de expressões e movimentos.

 

Assim como se dá no teatro, as consequências da expressividade corpórea são transmitidas de fora para dentro, fazendo com que os tímidos interajam mais e busquem pela socialização com os colegas.

 

Coordenação motora

 

Quando induzimos a criança a segurar um instrumento ou estimulamos para que ela tente tocá-lo, as habilidades motoras finas são automaticamente trabalhadas. Bater palmas ou inventar alguns passos também auxilia muito no aprimoramento das diferentes coordenações.

 

 

o-poder-de-musicalizar-capa

Conheça O Poder de Musicalizar e Transformar!

 

Clique Aqui Para Saber Mais

 .

 

.

musicalização infantil atividades

atividades de musica para educação infantil

 

Para quem irá iniciar um projeto de musicalização em qualquer escola, é importante destacar que o primeiro contato com a musicalização pode ser promovido por meio de atividades rítmicas utilizando o corpo. Particularmente, palmas e pés, e ainda por meio de sons e gestos que chegam à criança. Esse tipo de atividade é muito mais simples, o que torna o início do projeto mais fácil. Além disso, as crianças normalmente assimilam mais rapidamente e adoram participar.

 

Palmas e pés

.

Como primeiras atividades, recomendamos as que usam as palmas das mãos e os pés, porque sãofáceis de assimilar e executar. É o primeiro exercício sobre os compassos e os tempos, em que as crianças, intuitivamente, irão perceber essa divisão.

.

A atividade consiste em bater palmas e bater as mãos na mesa, de forma alternada, em diferentes compassos. Você verá que este é um tipo de atividade que as crianças fazem com o maior entusiasmo. Vale a pena destacar que, à medida que a atividade se desenvolve, vamos tornando o compasso e a mistura de palmas, pés e batidas na mesa cada vez mais complexos. 

.

Mesmo assim, você verá que os alunos não perdem o  entusiasmo, e muito menos o compasso. Ao contrário, eles têm uma grande capacidade de assimilar e executar corretamente os pulsos sonoros solicitados. 

.

Antes de levar esta e outras atividades para os meninos, treine sozinho ou com um colega da escola, para você chegar afiado para a turma, de maneira a não se atrapalhar. Isso porque rapidamente as crianças superam a gente.

.

Órgãos do corpo

.

Depois das palmas e dos pés, que são atividades bastante lúdicas, podemos avançar mais um pouquinho, agora com uma atividade que as crianças adoram. Vamos usar músicas para treinar a coordenação motora, ao mesmo tempo em que promoveremos o auto-conhecimento da criança em relação ao próprio corpo. A letra dessas músicas deve citar partes do corpo, olhos, orelhas, nariz e boca, ao mesmo tempo em que as crianças devem tocar essas partes em seu próprio corpo.

.

Um detalhe importante é que, se você toca violão ou se há alguém que pode acompanhar a atividade, ótimo. Você conseguirá desenvolver a brincadeira de uma forma muito interessante. Mas se você não sabe tocar instrumentos, você poderá usar um CD com as músicas. Se, mesmo assim, você não tiver à disposição um aparelho de tocar CD, não se preocupe, cante várias vezes para as crianças e ensine a letra a elas, mesmo sem o acompanhamento por instrumento.

.

As crianças se entusiasmam com esse tipo de atividade, por isso, a partir de agora, você pode utilizar algo um pouco mais complexo. Você vai começar devagar, sabendo que a turma demora um pouco para memorizar cada passo da brincadeira. Da mesma maneira que na atividade anterior, primeiro você vai cantar para elas e treinar para que memorizem a letra da música: “Aperta a campainha do nariz, pisca a janela dos olhinhos…”. Em seguida, peça para elas fazerem o que a música está indicando, apertando o nariz, piscando os olhos, e repita várias vezes.

 

Grátis: Guia Definitivo

Para Ensinar Música Na Educação Infantil Do Absoluto Zero

Clique Na Imagem Para Ter Acesso a 3 Vídeo Aulas Gratuitas 

musicalização-infantil

 

Musicalização infantil – A importância da musica na educação infantil
5 (100%) 1 vote

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zap Para Desconto